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              DE CARÁTER É 
              justo contratar pela capacidade. Podemos julgar experiências 
              e referências e testar habilidades. Mas, e quanto ao caráter? 
              A maioria das empresas quer líderes que, tendo que escolher 
              entre o certo e o errado, façam naturalmente o certo. Elas 
              precisam de líderes cujos clientes, fornecedores e funcionários 
              possam confiar. Entretanto, os processos para contratação 
              raramente tentam avaliar este lado dos candidatos.  Chuck 
              Pappalardo, diretor da Trilogy Venture Search, uma empresa de recrutamento 
              da Califórnia, está trabalhando em cima desse assunto. 
              Com a ajuda de um Consultor em Ética, ele tem desenvolvido 
              um método para avaliar o caráter: 1- 
              Conduzir uma auditoria interna para identificar os valores da sua 
              companhia. A cultura da sua empresa apoia a tomada de decisão? 
              Ela encoraja as pessoas a fazerem o que é certo? É 
              discutido o caráter entre os dirigentes da empresa? Assim, 
              determinaríamos como uma pessoa de caráter se encaixaria 
              nessa companhia. 2- 
              Procure saber qual o perfil que seus funcionários têm 
              em relação ao caráter. São três 
              as categorias que o formam: integridade, capacidade de inspirar 
              os outros e humildade. A partir daí deve-se desenvolver entrevistas 
              que explorem o conhecimento desses comportamentos. 3- 
              Para avaliar a integridade, procure saber como o candidato encara 
              os problemas. Uma pergunta de Pappalardo: "Conte-me sobre quando 
              teve que enfrentar um grave problema financeiro ou uma situação 
              de dificuldade pessoal". A pergunta deve ser feita sem restrições 
              ou limites, forçando o candidato a dizer mais sobre ela; 
              seu comportamento deverá ser "criar e manter a confiança". 4- 
              Para julgar a habilidade que uma pessoa tem para inspirar, descubra 
              como ela lida com más notícias e se ela é uma 
              construtora de consenso. Uma pergunta é "Fale-me quando 
              você desenvolveu um processo ou metodologia para obter um 
              novo resultado". Ou pergunte sobre a última equipe que 
              ela formou, no que trabalhou e qual foi seu último sucesso 
              profissional. 5- 
              Investigue a humildade da pessoa - ou a falta dela. Ouça 
              as reclamações feitas. Teste o auto-conhecimento da 
              pessoa. Pergunte: "Qual é seu ponto fraco?". Pappalardo 
              diz: essa é uma das minhas favoritas, pois não existem 
              "pontos fracos".    Keith 
              H. HammondsRevista: Fast Company, novembro 2003, p. 40
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