| QUESTOES 
              PARA REFLETIR COMO FOI SEU ANO PROFISSIONAL EM 2003.Quanto maior 
              o numero de respostas positivas, mais promissor será 2004.
 Sobre 
              seu EMPREGO: Interessou-se 
              em descobrir e aprender as habilidades necessárias ao seu 
              trabalho? Conheceu 
              a fundo as missões e valores da sua empresa atual? Sabe quem 
              são seus concorrentes, por exemplo? Tomou 
              iniciativas que pudessem ajudar no crescimento da empresa, mostrando-se, 
              assim, um funcionário pró-ativo?
 Mostrou suas habilidades fora da empresa - ganhando respeito de 
              outros profissionais da sua área?
 Ofereceu 
              ajuda (soluções e recomendações), quando 
              observou que havia problemas ocorrendo?  Freqüentou 
              cursos, seminários ou palestras referentes à sua área 
              de atuação? Sobre o contato com seus CLIENTES:
 Soube 
              identificar como melhor se comunicar com clientes - se através 
              de e-mail, telefone ou outro meio de comunicação? Em 
              épocas de crise, foi atrás de novos clientes, ao invés 
              de tentar lucrar somente com seus melhores parceiros? Fez 
              adequadamente seu marketing de relacionamento a fim de aumentar 
              sua ligação com o negócio? Atualizou 
              seu cadastro de clientes, assim como todos os dados nele contidos? Fez 
              seu papel de "Relações Públicas" 
              - comentando sobre projetos bem-sucedidos, publicando artigos sobre 
              seu trabalho ou falando em público (em palestras ou conferências)? Falou 
              bem de sua empresa para seus consultores, clientes e amigos, desenvolvendo, 
              assim, um plano de marketing? Sobre o relacionamento com seus CLIENTES:
 Fez 
              contato com seus clientes de forma direta - ligando ou indo pessoalmente 
              em seus escritórios?  Soube 
              passar confiança a seu cliente, sendo para ele um parceiro 
              estratégico - conhecendo seus objetivos, negócios 
              e desafios? Procurou 
              entender os recursos que seus clientes necessitavam - mostrando-se 
              um bom parceiro estratégico? Soube 
              superar as expectativas e necessidades de seus clientes - sendo, 
              assim, uma pessoa agradável de se trabalhar? Comunicou-se 
              pessoalmente com seus novos clientes ao invés de, simplesmente, 
              enviar e-mail - sabendo interagir de forma mais apropriada para 
              o começo de uma parceria?  Colocou-se 
              à disposição de seus clientes - oferecendo 
              e realizando serviços adicionais a eles? Conseguiu 
              conquistar seu cliente trabalhando com seriedade e bom-humor - ao 
              mesmo tempo? Sobre a "guerra de preços":
 Soube 
              oferecer benefícios aos seus clientes - para, assim, poder 
              manter seus preços durante as crises? Avaliou 
              quais os valores adicionais que seu cliente gostaria de receber 
              e os ofereceu como brinde? Ofereceu 
              menores tarifas para clientes que fecharam contrato de trabalho 
              por longo período de tempo? Soube 
              diminuir o preço dos produtos sem comprometer a valorização 
              do mesmo no mercado? Abaixou 
              seus preços somente nos casos em que obtivesse algum tipo 
              de lucro - vendeu maior quantidade de produtos ou serviços; 
              deu menor prazo para pagamento; clientes ofereceram equipamentos 
              e mão-de-obra; e fizeram propaganda de sua empresa? Sobre o FUTURO dos negócios:
 Fez 
              uma revisão sobre sua área de atuação? 
              Percebeu se ela mudou ou não com a nova economia?  Soube 
              propagar seu produto/serviço para as pessoas certas? Qualificou 
              seus clientes-alvo antes de ir atrás deles?  Soube 
              fazer novos negócios primeiramente com seus clientes já 
              existentes, depois com os ex-clientes e, por fim, com os que você 
              gostaria de fazer? Apesar 
              da correria, deu a atenção devida aos seus cinco maiores 
              clientes potenciais? Deu 
              ênfase ao marketing direto, ao relacionar-se com seus clientes 
              - preferindo sair para almoçar ou telefonar - ao invés 
              de mandar e-mail?  Soube 
              modernizar as operações da sua empresa, gastando menos 
              e produzindo mais e, assim, adequando-se aos novos tempos? Explorou 
              os negócios de seu interesse que estão expandindo? 
              Manteve-se atento aos sinais de crescimento em sua área? Enxergou 
              que seu valor como parceiro comercial cresce conforme sua habilidade 
              de pensar e agir estrategicamente os interesses de seu cliente - 
              interessando-se em conhecer seus parceiros, desafios, interesses 
              e negócios? Procurou 
              exceder as expectativas de seus clientes - mantendo-os informados 
              sobre o andamento das operações?   |