instituto de estudos da competitividade


     
     
     
     
     
Responsabilidade Social
"Ricardo Raele"
As times goes bye [cont...]

 

 

 
Qual é o perfil da comunidade INSEC? Participe de nossa pesquisa e faça parte da nossa comunidade.
[cont...]
 
 
Editorial
 

   
 

TEMOS MUITO A APRENDER COM ELES!

Desde pequena fui ensinada que os mais velhos tem muito a nos oferecer. Que apesar de viver em uma cultura que menospreza as pessoas mais velhas devemos sempre ter muito respeito a elas.

Hoje, sinto a cada dia mais, que posso e tenho muito a aprender com as pessoas que estão em minha volta, e o curioso é que são pessoas mais velhas que eu. E parece que quanto mais velha a pessoa mais linda, simpática e humilde ela é. Será que tenho sorte de encontrar pessoas assim?! Ou com o tempo eu também ficarei assim?

Na revista HSM Management deste mês eles publicaram um artigo que acho que deveria se tornar freqüente na revista. O artigo fala das lições dos empreendedores brasileiros. Achei o máximo!

Aqui recorto alguns trechos que mais me chamaram a atenção para compartilhar com vocês: “Esses personagens souberam transformar as adversidades enfrentadas em fonte de aprendizagem para, criativamente, encarar os desafios empresariais que se apresentaram em sua jornada (...) eles desenvolveram aguçada sensibilidade para o convívio humano e grande capacidade de liderança(...) de forma direta, essas heranças do conhecimento gerencial que revolucionaram o perfil de competitividade empresarial e setorial do País e suas relações com a economia mundial: Inovação tecnológica – Leon Feffer. Internacionalização de empresas – Johannes Gerdau. Competitividade – Valentim dos Santos Diniz. Atração de investimentos para a sustentabilidade – Wolff Klabin e Horácio Lafer. Competitividade da cadeia setorial – Attilio Fontana. Gestão de risco – Antônio Pereira Ignácio e José Ermírio Ética empresarial e valores humanos – Júlio Mesquita (...) indivíduos que triunfaram independentemente de sua condição ou lugar de nascimento.”
Isto é apenas o começo. O artigo da revista é maior que isso e vale muito a pensa ser lido integralmente.As historia de cada um destes “velhos” empreendedores tem muito a ensinar aos jovens que parecem ser mais velhos do que aparentam, pois vivem reclamando da vida, do país e da empresa.

Para quem tem interesse sugiro a leitura de alguns livros entre eles: Mauá, Empresário do Império. São Paulo: Companhia das Letras – é excelente e ajuda muito a compreender por que somos o que somos hoje – nossa cultura e costumes brasileiros.

Se você ainda acha que não tem nada a aprender com os mais velhos, sinto-lhe dizer que quem está ultrapassado é você!

Denise Braun
Educadora e Psicóloga pós graduada em gestão de pessoas na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem tido vivências na Europa e na Oceania com foco em educação e relacionamentos interculturais. Estudante e praticante de Yoga e filosofia budista.

E-mail:dbraun@insec.com.br

 
   


Copyright 2001- Todos os Direitos Reservados
Todas as marcas citadas são de propriedade de seus respectivos donos