instituto de estudos da competitividade


     
     
     
     
     
Responsabilidade Social
"Ricardo Raele"
As times goes bye [cont...]

 

 

 
Qual é o perfil da comunidade INSEC? Participe de nossa pesquisa e faça parte da nossa comunidade.
[cont...]
 
 
Editorial
 

   
 

NOSSA VISÃO INFLUENCIANDO AS REALIDADES QUE CONSTRUÍMOS

Existem várias maneiras de enxergarmos o mundo, todas válidas em seus respectivos contextos, e cada uma delas influenciando diretamente nossas ações. Essas visões são de certo modo fruto de nossa vivência e da interação com o ambiente que nos rodeia e ao mesmo tempo de como nos envolvemos com esse mesmo ambiente. Ou seja, nossa visão de mundo decorre de uma tentativa de adaptação ao que entendemos como realidade.

São várias as leituras que uma pessoa pode ter do mundo. Cito três, para exemplificar. Tem pessoas que vêem o mundo de forma ameaçadora e diante de tanta truculência optam por moldar suas vidas a partir de fortes estruturas de defesa. Tem também aquelas que consideram o nosso planeta como um amontoado de coisas desorganizadas e fruto da inconstância do próprio homem, e que criam seus próprios valores buscando separar o joio do trigo, as verdades das mentiras, a ordem da desordem – ou seja, criam seus mundos a partir dessa visão muito particularizada e interpretativa. E há ainda os que o enxergam como um mundo abundante, repleto de oportunidades, que deve ser usufruído a partir de uma vida feliz e intensa.

E não se pode esquecer daquelas pessoas inconformadas, por exemplo, com as desigualdades sociais e que pautam suas lutas por justiça social, por igualdade para todos. E também daquelas que se afligem com os riscos da destruição da vida em nosso planeta, das ameaças que vem pelo ar, pela terra e pela água, das ações inconseqüentes e danosas, das empresas irresponsáveis social e ambientalmente. São pessoas hoje sensibilizadas para uma questão central em nossos dias, que é a Sustentabilidade.

Algumas vezes o mundo molda ou transforma nossa visão de acordo com as necessidades que nos impõe, como, por exemplo, quando vivemos em um lugar escasso e precisamos nos preocupar com a sobrevivência física, ou em um mundo com muita violência e precisamos nos defender. Mas em outras, nós mudamos o mundo a partir de nossas próprias visões, necessidades e interações, levando contribuições e ações mais integradas para a evolução da humanidade. Podemos nos adaptar à realidade que nos cerca, ou podemos tentar enxergá-la de maneiras distintas, buscando ampliar nossa visão. A questão central é refletir se nossas opções estão sendo por uma ação reativa ou por uma ação pró-ativa.

Como estão suas práticas e que tipo de realidades e relacionamentos você ou sua organização estão construindo nos ambientes em que estão inseridos? O que enxerga lhe satisfaz?

Em um mundo tão diverso e com questões tão complexas, como devemos nos preparar para criar novas realidades e responder às novas questões que estão surgindo? Qual o papel das organizações na construção dessa nova realidade, elas que são muitas vezes formadoras de opinião e responsáveis diretas por grande parte da visão que a sociedade tem do mundo?
Pequenos passos podem ser passos decisivos, como disse o astronauta Neil Armstrong, ao pisar na Lua pela primeira vez: “Foram apenas alguns passos na lua, mas um grande passo para a humanidade”.

Os próximos passos para a humanidade podem ser revelados pelas soluções que encontremos para resolver os problemas e questões que enfrentamos atualmente. Antecipá-las e praticá-las pode ser o diferencial que o ajude a melhorar o presente e até criar cenários futuros. Mas lembre-se que qualquer mudança começa pela mudança de quem quer fazê-la, como já dizia Gandhi, seja a mudança que quer ver no mundo.

Narjara Ribeiro - Psicologia, formada no modelo Spiral Dynamics (SA) e em formação na Biologia do Conhecer pelo Instituto Matriztica (CH) desde 2004. Especialista na construção de relacionamentos, desenvolvimento de performance em indivíduos, grupos e organizações e gestão de mudanças.

E-mail:nribeiro@insec.com.br

 
   


Copyright 2001- Todos os Direitos Reservados
Todas as marcas citadas são de propriedade de seus respectivos donos